quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

AS 24 HORAS DE UMA PELE

Noite e dia, hora após hora nossa pele vive sua vida.

Ela registra, agradece ou recusa os vários tratamentos aos quais a submetemos.


Lembramos que toda a pele do nosso corpo (fora a palma das mãos e a planta dos pés, onde ela é mais áspera) reage de forma idêntica à do nosso rosto. Ela é nosso mais vasto órgão. Com uma espessura em torno de 2mm ela pesa mais ou menos 3Kg e leva a vida muito agitada.


7Hs: “acordar” a pele ao levantar.

Nada melhor do que um bom chuveiro morno, intercalado de algumas jatos de água fria para acordar uma pele que ainda esta dormindo. Isto reativará a circulação (que diminui durante o sono) e Dará a pele uma bonita cor rosada.

Depois do banho não secar demais para aproveitar deste momento em que a pele está perfeitamente hidratada, ainda úmida, seus poros dilatados pelo calor da água, para passar seus hidratantes e cremes para o corpo. E passar o hidratante do dia antes de usar um secador de cabelo cujo calor resseca a pele.


8Hs: Não mexer nos cravos ou espinhas.

Na hora de fazer a maquiagem é que se depara com todas as erupções. A pele implora que não as aperte. É melhor esperar a noite e tentar a ação de uma máscara e marcar rapidamente uma limpeza de pele. Enquanto isso o melhor a fazer é passar um produto cicatrizante e uma boa base ou pó especifico.


11Hs 30 min: Boa Bedida.

Cuidado com os excessos de café. A cafeína é diurética portanto desidratante a longo prazo. Isto significa para a pele um enfraquecimento da derme e de todos os componentes que levam a água e os elementos nutritivos que determinam o brilho da pele.

Não esquecer dos sacro-santos 6 a 8 copos de água diários e se limitar a 2 ou 3 cafés por dia incluindo o café da manhã.


13Hs: Equilibrar o Almoço

Os pratos elaborados com muita gordura ou ingredientes muito “pesados” não terão um efeito direto sobre a pele mas certamente não farão nenhum bem ao equilíbrio do regime alimentar e que tem uma influência direta sobre o estado e a vitalidade da pele.

Portanto, é bom equilibrar o almoço (mesmo que tiver que ser um sanduíche) coma uma fruta ou verduras.


15Hs: Não acender mais um cigarro

O cigarro, é isto não é nenhuma novidade, tirando algum prazer que ele proporciona, é ruim para tudo. É em particular (e um de seus males o menor) um papa vitaminas, principalmente a Vitamina C. Sem falar que ele dificulta o transporte de oxigênio à pele, o que explica o tom da pele com vicio de fumantes.


16Hs: Stress no trabalho

O nervosismo, grande problema da vida profissional.

O stress provoca uma contração dos vasos sanguíneos que alimentam a epiderme. Conseqüência: pele não recebendo mais suas vitaminas e alimentos necessários, fica pálida e perde seu brilho.

Um longo período de stress pode causar um desequilíbrio hormonal levando as glândulas a produzir menos ou muito mais gordura.

Acrescenta-se a isto as características físicas do estado de stress, sobrancelhas franzidas, lábios trincados e rosto crespado.

Não vamos sonhar, é impossível eliminar completamente o stress mas nossa pele agradecia se fizéssemos alguns exercícios de relaxamento facial, respirar profundamente, bocejar, que também fornece boas doses de oxigênio, ao organismo e também tomar algumas vitaminas.


19Hs: Um pouco de esporte

O esporte proporciona uma “chicoteada”à circulação sanguínea e conseqüentemente mais saúde e beleza à pele. Um tom de pele rosada e luminosa não reflete somente saúde, ele significa também beleza. Portanto, é bom aproveitar ao máximo de seu esporte preferido sem esquecer de: retirar completamente a maquiagem para deixar os poros livres de qualquer impureza e prender os cabelos se forem longos para proteger a pele de transpiração.

Após o esporte, beber bastante líquido para restituir ao organismo a água eliminada pela transpiração.


21Hs: Sem muito álcool no jantar

Não é um copo que vai fazer a diferença, é o costume que se adquire aos poucos sem perceber. Doses de álcool repetidas tem um triste desempenho sobre a pele: olhos inchados, perda de elasticidade, rugas precoces... O álcool é também uma das causas da desidratação da pele.


23Hs: Sem discussão sobre a retirada da maquiagem

É uma ordem dada por todos os especialistas em estética a todas as inconscientes e preguiçosas que ainda tem a coragem de ir para cama com o peso de um dia inteiro sobre os poros da pele.

A limpeza profunda da pele a noite é indiscutível.


Das 24Hs às 7hs:

Antes de dormir não esquecer do bom e velho nutritivo que vai regenerar tranqüilamente a pele enquanto ela dorme.

Esses produtos específicos para noite agem melhor porque a pele está descansando.

Durante a noite a pele faz sua própria limpeza evacuando os resíduos na sangue que os elimina. Ao levantar, o rosto está cheio de células mortas, daí a necessidade da limpeza diurna seguida da tonificação.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog