quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ginástica facial


Com exercícios regulares, é possível ter um rosto

com aparência jovial e saudável

Ter um corpo eternamente jovem e sarado é o sonho de quase todas as mulheres; porém, não adianta cuidar só dele e esquecer o principal cartão de visita de qualquer pessoa: o rosto. A terapeuta facial Bartira Bravo elaborou uma técnica individual e peculiar que promete devolver a tonicidade dos músculos do rosto, do pescoço e do colo. Pela ginástica facial, é possível combater as marcas do tempo, deixando o rosto mais saudável, bonito, jovem e com a expressão mais suave.

Bartira conta que descobriu a ginastica facial 20 anos atrás. “Comecei a sentir incompatibilidade muscular entre o rosto e o corpo. Estava com o físico firme e elástico, normal para quem praticava atividade física, mas meu rosto já apresentava um ar entristecido. Conheci, então, a técnica da norte-americana Miss Craig. Fiquei encantada com os resultados e comecei a desenvolver meu projeto de ginástica facial”.

Ginástica facial em casa

Olhos:
Feche os olhos e aperte bem as pálpebras por 6 segundos. Utilize o mesmo tempo para voltar à posição normal. Repita o gesto de quatro a seis vezes.


Testa e sobrancelha:
Levante ao máximo a testa e arregale bem os olhos. Espere 6 segundos e depois volte bem devagar à posição normal. Repita o gesto de quatro a seis vezes.


Bochechas:
Dê um largo e forte sorriso para os lados e espere 10 segundos. Volte devagar. Repita o gesto de quatro a seis vezes.


Boca e metade inferior do rosto:
Faça uma boca de peixe e segure por 8 segundos. Volte devagar. Repita o gesto de quatro a seis vezes.


Queixo e pescoço:
Sorria contraindo o pescoço e espere 8 segundos. Volte devagar à posição inicial. Repita o gesto de quatro a seis vezes.


Idade

De acordo com a terapeuta, a técnica é indicada para todas as pessoas e em qualquer idade. “Quanto mais cedo se começa, mais preventivos são os resultados. Em qualquer idade, a ginástica facial traz benefícios porque tonifica os músculos e proporciona maior oxigenação para a pele, promovendo, aparência mais jovial e fisionomia mais suave”.


Segundo Bartira, o recomendável é praticar a ginástica facial todos os dias, durante um período de 10 a 20 minutos. “A técnica pode ser feita em qualquer horário. E os benefícios são os mesmos que uma atividade física corporal. Se feito com regularidade, traz músculos mais firmes, encorpados, e pele mais vascularizada e colorida”.


Resultados

A especialista esclarece que os resultados podem ser divididos em duas fases. No primeiro mês de tratamento, o rosto fica mais saudável. Já no segundo mês, acontecem as mudanças fisionômicas: levantamento das linhas das sobrancelhas, olhos, lábios, bochechas e melhor definição do contorno do rosto e do pescoço. “É interessante que os orientais, por terem massa muscular mais densa, têm excelentes resultados na ginástica facial, tanto qualitativa como quantitativamente”.


Homens

Segundo a terapeuta, a ginástica facial é indicada tanto para homens, quanto para mulheres. “Pela própria constituição física, os homens têm ótima resposta muscular e costumam ser disciplinados ”, diz.


Alimentação

Alimentação balanceada sempre é importante. “Boa aparência requer uma série de expedientes, como atividade física facial e corporal, sono adequado, exames médicos rotineiros, lazer e boa alimentação. Ter aparência jovem dá trabalho, mas posso garantir que vale a pena”, conclui Bartira.


Serviço: Bartira Bravo

(*Colaboração: Eliane Ogata/NB)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog