segunda-feira, 23 de junho de 2008

Colágeno

O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total. Estas proteínas são formadas por diversos tipos de aminoácidos, provenientes da origem animal, obtidos por meio dos bovinos.

No corpo humano o colágeno está presente em várias funções, como, unir e fortalecer os tecidos. Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações dessa substância, principalmente na alimentação atual, carente de vitaminas e proteínas.

Durante os primeiros anos, até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável na fase da maturidade em diante, quando há uma possibilidade maior de sofrer fraturas. Também é nessa etapa que começam aparecer as rugas, devido a pele não ter mais a mesma elasticidade de antes.

A partir deste momento é interessante fazer uma análise para examinar o que está danificado ou gasto pelo tempo, para fazer mudanças que possibilitem que seu corpo siga em frente e continue a operar seus shows de transformações. Praticar exercícios físicos, reforçar a alimentação saudável, levar uma vida regrada e saudável, tem uma grande colaboração.

A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

Não apenas o corpo humano, como todos os mamíferos fabricam o colágeno e seu uso se estende em diversas áreas. No setor alimentício, ele é usado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para sobremesas de fácil preparação (gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos.

O indicado é ter uma dieta rica em colágenos, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, jamais esquecendo dos líquidos (água, sucos, água de coco).

Acesse para mais informações sobre o Colágeno em nossa loja:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog