quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Hidratação já!!!

Hidratação já

Aprenda todos os segredos para combater o ressecamento
e ficar com a pele macia, suave e saudável.

(Texto: Isabel Taranto | Fotos: Divulgação)

Nosso corpo é composto de 70% a 85% de água e parte desse volume é perdido no decorrer do dia. A pele é um dos órgãos que mais sofre com a perda, apresentando problemas como ressecamento, rachaduras, falta de elasticidade e envelhecimento precoce. A melhor forma de evitar que isso aconteça é conservando a umidade da cútis, o que se consegue por meio da hidratação.

A hidratação da pele se dá, basicamente, por duas vias: interna e externa. No primeiro, é preciso ingerir dois litros de líquidos por dia. A partir daí, o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa a pele, chegando à epiderme (camada mais superficial a pele). Isso ocorre durante as estações quentes do ano, período em que transpiramos mais.

“Por essa razão, a outra forma de hidratar a pele é lançar mão de produtos farmacêuticos e cosméticos para introduzir substâncias hidrofílicas nas camadas mais externas da pele”, explica a dermatologista Denise Steiner.

Os hidratantes agem de duas maneiras
para manter a umidade da tez:

Oclusão: o manto hidrolipídico (água + oleosidade natural da pele), presente na camada mais externa da epiderme, associado a substâncias oclusivas (como óleos e silicone), forma uma barreira seletiva impedindo a perda de água.

Umectação: substâncias higroscópicas, que retêm água na superfície da pele (glicerina, sorbitol, propilenoglicol), formam um “reservatório” para quando ela necessitar.

Portanto, um hidratante é imprescindível. Formulações do tipo gel ou gel/creme são indicadas para as mulheres. O ideal é que contenham ingredientes que atraiam as moléculas de água e ajudem a fixá-las na pele. Entre os mais conhecidos, estão o ácido hialurônico e o ácido glicólico. Outra opção é selecionar produtos contendo microcápsulas que liberem gradualmente os ingredientes ativos.


Dicas para ficar com a pele suave

1. Beba bastante líquido, aproximadamente 2 litros por dia.

2. Proteja a pele das agressões externas usando hidratante e protetor solar.

3. Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um deles. Nos outros, use apenas nas dobras de pele ou em regiões de maior oleosidade.

4. Evite produtos com álcool, pois eles também podem ressecar a pele.

5. Nada de passar horas no chuveiro. A ação mecânica do jato d’água e a temperatura fragilizam a proteção natural da pele.

6. Prefira sabonetes líquidos ou gel. Os detergentes presentes no sabonete removem, além da sujeira, a gordura da barreira hidrolipídica e a maioria dos produtos em barra apresenta pH alcalino, que pode agredir a pele.

7. Atenção redobrada nos joelhos, cotovelos e calcanhares. Invista em produtos extra-emolientes e com ação 24 horas.

8. Cuidado com a lâmina de depilar, seu atrito com a pele pode remover o manto hidrolipídico. Use-a apenas junto com espuma com ingredientes hidratantes.

9. Hidrate o corpo todo e o rosto durante a noite usando cosméticos de ação prolongada. Essa medida é essencial para quem dorme em ambientes com aquecedor ou ar condicionado quente.

10. Prefira hidratar o corpo logo após o banho, pois as células estão embebidas em água, o que facilita a penetração dos ingredientes do seu creme.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog